Continua o clima de tensão na Frelimo em Maputo

0

Margarida Talapa marca conferência de imprensa e adia na hora marcada

Apesar de a Comissão Política do partido Frelimo ter dito, em comunicado, que os candidatos a cabeça-de-lista selecionados na cidade de Maputo respondem aos anseios desse partido, em resposta à onda de contestação provocada pela exclusão de Samora Machel Júnior, este continua com a sua agenda contestatária e a exigir explicações oficiais sobre o seu afastamento.

E há ameaças de Samora Machel Júnior encabeçar a lista de um dos movimentos cívicos inscritos.

O ambiente conturbado levou a que, no sábado, o primeiro-secretário do partido Frelimo na cidade de Maputo de Maputo, Francisco Mabjaia, convocasse uma reunião, que se realizou no distrito municipal KaMavota, para ameaçar quem insistisse com a exigência de explicações sobre a desqualificação da candidaturade Samora Machel Júnior.

Francisco Mabjaia já havia feito o mesmo por SMS, mas, desta vez, chamou todos eles para os informar de que está a par da agitação e que não vai vergar perante “agitadores e fomentadores de intrigas”, em alusão aos apoiantes de Samora Machel Júnior.

Mas Francisco Mabjaia não conseguiu explicar aos presentes sobre os critérios que levaram à reprovação da candidatura que está a criar maior polémica.

O ambiente continua turvo, sem qualquer tipo de respostas, e há uma carta-denúncia apoiada por duas mil assinaturas, a contestarem o processo.

Na segunda-feira, Margarida Talapa, chefe da brigada central de assistência à cidade de Maputo convocou uma conferência de imprensa para as 14h30.

Vários jornalistas acorreram ao local para pedirem esclarecimento sobre a exclusão de Samora Machel Júnior.

Mas, à última hora, Margarida Talapa desmarcou a conferência de imprensa, sem qualquer tipo de explicação.

O adiamento foi comunicado quando os jornalistas já estavam no local.

Na mensagem enviada à comunicação social, a Frelimo dizia que o encontro era para fazer o “acompanhamento das eleições internas no âmbito das eleições autárquicas”.

O que Margarida Talapa queria mesmo era confirmar os pré-candidatos de Filipe Nyusi apresentados à Comissão Política do partido Frelimo.

Mas, à última hora, soube que Samora Machel Júnior insiste em exigir explicações sobre a sua exclusão, e, para evitar embaraços, Magarida Talapa preferiu adiar o evento para uma data a anunciar.

CANALMOZ